Geralmente os noivos sonham com um determinado tipo de local para realizar seu casamento, como praia, campo, restaurante, hotel, entre outros, mas é muito importante verificar alguns detalhes, que irão ajudar a evitar possíveis frustrações em seu grande dia. Existem certas regrinhas que deverão ser seguidas, contribuindo para a segurança, conforto e bem estar de todos os presentes.
1. Número de convidados
O primeiro passo a ser dado é estar com a lista de convidados fechada, pois o local escolhido deve comportar adequadamente o número de pessoas presentes, oferecendo o devido conforto para todos. Faça uma visita e confira o estado dos móveis (caso sejam oferecidos pelo local), qualidade das instalações, higiene, se possuem estacionamento e serviço de valet. Caso o local não ofereça os dois últimos itens, pergunte se indicam algum estacionamento próximo, e não deixe de verificá-lo para saber se haverá disponibilidade na data escolhida para seu grande dia.
2. Orçamento
Investir valores absurdos no local onde será realizado o casamento pode influenciar negativamente outros serviços, como buffet, decoração, etc. O ideal é que os noivos utilizem aproximadamente 10% de seu budget com o aluguel, levando em consideração os valores da cerimônia e recepção. Se possui um orçamento apertado, procure unir os dois momentos em apenas um local, pois desta forma, conseguirá diminuir os custos em relação ao aluguel e decoração.
3. Época do ano
As estações do ano são grandes influenciadoras na escolha do local, pois elas ditam as regras em relação aos espaços ao ar livre, como praia ou campo. Os meses de chuva variam de acordo com a região onde será realizado o casamento, por isso esteja atenta e evite estas épocas, ou procure soluções como tendas e lugares que ofereçam opções em caso de mudança de clima. Em meses de frio intenso, o ideal, caso opte por casar no campo, é que o espaço possua ambientes fechados para a recepção e pista de dança, especialmente se deseja estender a festa até a madrugada.
4. Estilo do casamento
Este é outro ponto que deverá ser decidido antes da escolha do local. Se o seu estilo é o clássico e sofisticado, você poderá encontrar lugares como antigas mansões, museus ou hotéis de luxo, que já possuem decoração e arquitetura que colaborará com a decoração. No caso de casamentos vintage, rústico ou boho, são indicados restaurantes, sítios, praia e bistrôs, ou o casal poderá optar por um charmoso home wedding, caso possua um número reduzido de convidados!
5. Acesso
É importante escolher um local de fácil acesso para seus convidados, de preferência, próximo ao local onde será realizada a cerimônia, caso os dois eventos ocorram em lugares diferentes. Procure informações sobre serviços de transporte disponíveis próximos ao local, se a rua é bem sinalizada e se o local oferece espaços reservados para carga e descarga de fornecedores, que não interfiram com a movimentação dos convidados. Mas caso tenha decidido casar em um lugar de difícil acesso, como fazendas e sítios no interior, envie um mapa junto ao convite, passando o maior número de informações possíveis sobre o caminho que deverão seguir.
6. Segurança
Observe se no local onde se encontra o espaço existem altos índices de roubos ou furtos, levando em conta a segurança no momento da chegada e saída de seus convidados. Observe a iluminação da rua e verifique se a casa possui saídas de emergência de fácil acesso e se dispõe de uma equipe especializada de seguranças para atuar durante todo o evento, caso não possua, você poderá terceirizar este serviço.
7. Dois em um
Se pretende unir celebração e festa em um mesmo local, lembre-se de se certificar que os espaços possuem capacidade suficiente para acomodar todos os convidados, principalmente quando se tratar de locais fechados. Alguns salões, restaurantes e casas de festa, oferecem um espaço próprio para a cerimônia e outros não, por isso é muito importante visitar o local para ter uma ideia da dimensão do mesmo, questionando a capacidade de pessoas que o mesmo comporta para as duas situações.
8. Serviços
Alguns lugares oferecem mobiliário próprio e equipe especializada, como cerimonialistas, recepcionistas, decoradores e até mesmo serviço de buffet e open bar. Em alguns casos esta pode ser uma maravilhosa opção para a diminuição dos custos, mas em outros, os noivos preferem levar seus próprios fornecedores. Se faz parte do segundo grupo, preste muita atenção ao contrato e valores oferecidos, se estão incluídos no aluguel ou se o local permite a utilização de serviços externos, pois alguns trabalham apenas com sua própria equipe.
9. Alvará
Infelizmente ainda existem casos nos quais os espaços não possuem alvará de funcionamento, o que pode ocasionar uma surpresa extremamente desagradável para os noivos. Busque informações através da prefeitura, converse e peça a documentação para o responsável pelo estabelecimento, especialmente se deseja contratar uma banda ou realizar uma festa até altas horas da noite. Veja também, caso o espaço se encontre em um bairro residencial, se há um bom isolamento acústico para evitar possíveis transtornos com vizinhos.
10. Campo
Se decidiu por um casamento no campo, vale a dica sobre em qual estação do ano pretende realizar sua cerimônia. Confira se o local possui tendas, caso a celebração ou festa ocorram ao ar livre, ou se oferece alguma outra opção em caso de chuva. Durante os meses mais quentes, procure saber se o local oferece ambientes refrigerados, como salões ou restaurantes, e evite realizar sua cerimônia (quando celebrada ao ar livre) entre as 11 e 15 horas.
11. Praia
As mesmas dicas para um casamento no campo se encaixam para noivas que desejam se casar com o sol e o mar como testemunhas. Mas neste caso existe mais um porém: procure por praias afastadas, com pouco movimento, ou por pousadas, hotéis e outros locais que ofereçam praias privativas, evitando a entrada de pessoas estranhas e possíveis desgastes em relação à segurança do local.
12. Igreja
Noivas clássicas que sonham adentrar a nave de uma igreja, devem começar sua busca com pelo menos 1 ano de antecedência. Verifique junto à secretaria se a mesma aceita fornecedores externos, pois muitas já possuem profissionais cadastrados e permitem que apenas estes atuem no local, como floristas, decoradores e músicos. Verifique também, se a igreja de sua preferência se encontra próxima ao local da festa, lembrando que o tempo de deslocamento ideal entre os dois lugares, deve ser de no máximo 20 minutos.